segunda-feira, 5 de março de 2012

Metabolismo de controle

Os ácidos nucléicos, DNA  e RNA, controlam a atvidade da célula, já que gerenciam a síntese de proteínas específicas. DNA e RNA são macromoléculas com várias unidades, os NUCLEOTÍDEOS, ligados entre si. Cada nucleotídeo tem um grupo fosfato, uma pentose (desoxirribose no DNA e ribose no DNA) e uma base nitrogenada ( a Timina é exclusiva do DNA e a Uracila é exclusiva do RNA).
O DNA é uma dupla hélice. Nele, as bases de uma fita se complementam com as da outra (A com T e C com G).
AUTODUPLICAÇÃO / REPLICAÇÃO do DNA: É sempre semiconservativa, há a produção de 2 moléculas de DNA idênticas, pré-requisito para a divisão celular.


TRANSCRIÇÃO: É  a produção de RNA pelo DNA . Somente uma das fitas do DNA transcreve uma molécula de RNA, que é de fita simples. São conhecidos 3 tipos de RNA o mensageiro (RNAm), o transportador ou de transferência (RNAt) e o ribossômico (RNAr)



TRADUÇÃO: O RNA comanda nos ribossomos citoplasmáticos a síntese de proteínas. A sequência de bases do DNA determina a do RNAm, que determina o tipo de RNAt, e portanto, do aminoácido que fará parte da proteína. No esquema a seguir os passos da síntese de proteínas.