segunda-feira, 12 de março de 2012

Evolução do Reino Animal

Este cladograma elucida o processo evolutivo dentro do Reino Animal


Curva de crescimento populacional

Uma população apresenta crecimento no ambiente em que vive segundo uma curva do tipo S: fase inicial (de crescimento lento), fase acelerada ( de crescimento rápido), fase estabilização (em que não ocorre redução nem crescimento da população). A densidade populacional aumenta nas fases iniciais, estabelizando-se a seguir. Toda população tende a crescer indefinidamente segundo seu POTENCIAL BIÓTICO. No entanto, fatores de resistência ambiental (predadismo, parasitismo, competição entre outros fatores) limitam o crescimento populacional, fazendo-a respeitar a capacidade limite (capacidade de carga) do ambiente, que é o número máximo de indivíduos da população que o meio suporta.


Histologia Vegetal


A seguir um quadro que mostra as funções dos principais tecidos vegetais permanentes.

QUESTÃO UFRGS 2011 COMENTADA



04. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo,
na ordem em que aparecem.

Os _________ encontram-se nos centros organizadores de ___________ da maioria dos eucariontes e estão envolvidos na formação do fuso mitótico.

(A) ribossomos — microfilamentos
(B) lisossomos — filamentos intermediários
(C)centríolos — microtúbulos
(D) ribossomos — filamentos intermediários cloroplastos.
(E) centríolos — microfilamentos

Resposta
(C) Questão de CITOLOGIA sobre as funções das organelas celulares. Os centríolos são estruturas encontradas nas células eucariontes animais, sendo formados por nove trincas de microtúbulos. Os centríolos têm papel fundamental durante a divisão celular, pois formam as fibras do fuso mitótico (ou fuso acromático). Este fuso é responsável pelo deslocamento dos cromossomos durante a divisão celular.



Membrana Plasmática

A membrana plasmática, também chamada PLASMALEMA ou membrana celular, é o envoltório flexível extremamente fino que reveste todas as células.
As células de qualquer ser vivo apresentam membranas com composição e estruturas semelhantes. Existem, porém, variações que fazem cada tipo de célula ser único e diferente dos demais.

COMPOSIÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA

A membrana plasmática é composta de LIPÍDIOS e PROTEÍNAS. Os lipídios são principalmente fosfolipídios, mas colesterol e glicolipídios também estão presentes em menor proporção. É comum haver moléculas de carboidratos associadas às proteínas (GLICOPROTEÍNAS) e aos lipídios (GLICOLIPÍDIOS) da membrana.
Devido à grande mobilidade dos componentes da membrana plasmática, o modelo proposto por Singer e Nichonson também é chamado MODELO DE MOSÁICO FLUÍDO.



segunda-feira, 5 de março de 2012

Questão UFRGS 2011 comentada

01 Após publicar os resultados de seus experimentos que levaram à construção 
da primeira célula bacteriana controlada por um genoma sintético, Craig Venter 
declarou: — Esta é a primeira criatura do planeta capaz de se replicar cujo pai é um 
computador. 
Em relação a esse experimento inovador, é correto afirmar que 

(A) o genoma sintético construído equivalia ao de uma bactéria com um dos 
maiores genomas conhecidos. 
(B) um erro .na inserção de uma única base nitrogenada no genoma sintético pode 
prejudicar o funcionamento do genoma. 
(C) o genoma sintético desenvolveu seu próprio citoplasma. 
(D) o DNA da bactéria hospedeira foi retirado de seu núcleo celular. 
(E) as bactérias são organismos especiais para esse tipo de experimento por não 
apresentarem recombinação genética. 

Resposta correta:




01. (B) Questão de CITOLOGIA . Embora a questão aborde um tema novíssimo, o genoma sintético, a resolução exige apenas conhecimento clássico sobre a tradução de proteínas.  

Assim como nos genomas naturais, a inserção de uma base nitrogenda poderia alterar a sequência de aminoácidos deste genoma sintético . Uma vez alterada esta sequência de animoácidos, estariamos alterando o código genético deste genoma e consequêntemente comprometendo a tradução das proteínas desta bactéria.

Vale lembrar que bactérias são organismos eucariontes sem núcleo celular, que apresentam um genoma relativamente pequeno e que são utilizadas frequentemente em expreimentos envolvendo recombinação gênica.

Metabolismo de controle

Os ácidos nucléicos, DNA  e RNA, controlam a atvidade da célula, já que gerenciam a síntese de proteínas específicas. DNA e RNA são macromoléculas com várias unidades, os NUCLEOTÍDEOS, ligados entre si. Cada nucleotídeo tem um grupo fosfato, uma pentose (desoxirribose no DNA e ribose no DNA) e uma base nitrogenada ( a Timina é exclusiva do DNA e a Uracila é exclusiva do RNA).
O DNA é uma dupla hélice. Nele, as bases de uma fita se complementam com as da outra (A com T e C com G).
AUTODUPLICAÇÃO / REPLICAÇÃO do DNA: É sempre semiconservativa, há a produção de 2 moléculas de DNA idênticas, pré-requisito para a divisão celular.


TRANSCRIÇÃO: É  a produção de RNA pelo DNA . Somente uma das fitas do DNA transcreve uma molécula de RNA, que é de fita simples. São conhecidos 3 tipos de RNA o mensageiro (RNAm), o transportador ou de transferência (RNAt) e o ribossômico (RNAr)



TRADUÇÃO: O RNA comanda nos ribossomos citoplasmáticos a síntese de proteínas. A sequência de bases do DNA determina a do RNAm, que determina o tipo de RNAt, e portanto, do aminoácido que fará parte da proteína. No esquema a seguir os passos da síntese de proteínas.


Ponto de compensação fótica (P.C.)

O P.C. é a intensidade da luminosa na qual a velocidade da fotossíntese de um vegetal é igual à de sua respiração. No P.C. o oxigênio e a glicose produzidos por fotossíntese são consumidos pela respiração, o gás carbônico e a água produzidos pela respiração são consumidos pela fotossíntese.

A Bióloga Doutora Mayana Zatz, profesora titular da USP, explica o que são células-tronco e o que é o genoma no programa PROVOCAÇÕES da TV Cultura.

domingo, 4 de março de 2012

Videozinho legal para introdução a CITOLOGIA

Estrutura viral


Os Vírus são os únicos seres vívos acelulares. São parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que só reproduzem utilizando o maquinário da célula infectada. São constituídos por uma cápsula protéica chamada de CAPSÍDEO  que envolve o seu material genético. Os vírus na sua maioria possuem DNA ou RNA, porém em 2001 foi decoberto um tipo especial de vírus que conténs os dois tipos de material genético o citomegalovírus.

Fotossíntese

Realizada pelos vegetais clorofilados, em que substâncias simples do meio são transformadas em matéria orgânica , em presença de luz. Os organismos fotossíntéticos são os principais produtores de alimento orgânico nos ecossistemas.


O esquema mostra uma divisão didática da fotossíntese em dois momentos: a fase de claro e a fase de escuro, (ou fase química) com os eventos importantes em cada um deles.
  


Os eventos da fase do claro ocorrem nas partes clorofiladas dos cloroplastos (lamelas e grana) os da fase do escuro no estroma.




Link do DEFINITIVO

http://www.definitivoeja.com.br/
Link do CERTO Vestibulares

http://www.certovestibulares.com.br/

Link para atigo sobre células tronco

http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae2.htm
Documentário muito interessante sobre o processo de fecundação humana. O vídeo aborda os mecanismos deste fantástico evento da natureza de forma bem clara e objetiva.
Vale a pena conferir!



Diferenças estruturais entre células procariontes e eucariontes


Existem dois tipos de células. As células PROCARIONTES e as células EUCARIONTES.
Neste post vamos analizar as diferenças básicas entre elas.

CÉLULAS PROCARIONTES: São células que não possuem a CARIOTECA ( a membrana que separa o citoplasma do núcleo) e nem as organelas membranosas como Complexo de Golgi, Retículo Endoplasmático,Lisossomos, Mitocôndrias e Cloroplastos. Seu material genético, o DNA, está "solto" no citoplasma. Esta célula está presente apenas nos organismos  do reino MONERA (bactérias e Cianofíceas).

CÉLULAS EUCARIONTES: São células que apresentam a CARIOTECA. Portanto são divididas em membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Apresentam as organelas membranosas. Seu material DNA está presente no núcleo. Estas células são encontradas nos seres dos reinos PROCTISTA, FUNGI, PLANTAE e ANIMALIA. Nas células vegetais podem existir cloroplastos, embora não se encontrem centríolos.
.



Meus queridos amigos!
A partir de hoje nos encontramos também neste espaço de interação.
Este Blog tem como objetivo auxiliar os meus alunos de Ensino Médio, vestibulandos e o público em geral com dicas de BIOLOGIA expecialmente para o Vestibular da UFRGS e para o ENEM.
Serão arquivos com aulas,imagens, vídeos e comentários que ajudarão vocês a chegar na universidade.
Quero em breve ver seus nomes no listão!
Bons estudos!